sábado, 12 de outubro de 2013

Malagueta

A Malagueta, como todas as outras espécies do gênero Capsicum, é nativa das regiões tropicais da América. Existem centenas de tipos diferentes de Malaguetas que variam em tamanho, forma, cor e intensidade de sabor «picante». Este arbusto possui folhas ovais, acuminadas, flores alvas e bagas fusiformes, vermelhas, bastante picantes, utilizadas como condimento.

A Malagueta na Cozinha:

Aplicações Culinárias:


A Malagueta é muito utilizada em Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique e Portugal. Também é conhecida pelos nomes de gindungo, maguita-tuá-tuá, ndongo, nedungo e piri-piri. Em Angola, Moçambique e Portugal são chamados piri-piri aos frutos mais pequenos e malagueta aos maiores. Normalmente, são usados para condimentar carnes.
O sabor inconfundível e marcante da Malagueta e o seu aroma agradável, fazem dela a variedade mais apreciada e mais apropriada para a maioria dos pratos. As Malaguetas são usadas como alimento e tempero e veneradas pelas suas qualidades medicinais. 
As Malaguetas moídas são usadas para fazer pimenta em pó, pó de Caiena e paprika. Esta é a planta que faz arder a nossa língua e talvez até faça os olhos chorar quando comemos a picante comida mexicana, a comida chinesa a ferver, a ardente comida indiana ou a tórrida comida tailandesa. 

Benefícios para a saúde:

Concentra em sua composição altos índices de vitamina C, ácido fólico, betacaroteno (vitamina A), (vitamina E), magnésio, ferro e aminoácidos, além de diversas substâncias anticancerígenas. A pimenta-malagueta destaca-se pela alta concentração da capsaicina e baixíssimos teores de piperina, o que faz com que seus efeitos no organismo humano sejam predominantemente benéficos.
Cuidados de Cultivo da Malagueta
Ao contrário da pimenta tradicional, a pimenta malagueta quando floresce mantém-se na terra durante vários anos, podendo transformar-se num pequeno arbusto.
Pode multiplicar as malaguetas através de uma vagem madura da planta, que se dá igualmente bem no jardim como num vaso.
A malagueta suporta muito bem o calor e os ambientes interiores, mantendo-se verde e produtiva durante todo o ano.

Temperatura adequada para esta planta: A malagueta é uma planta que gosta de temperaturas elevadas.

http://www.aromaticasvivas.com/pt/ervas-aromaticas-vivas/malagueta.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário