quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alface


A Alface é uma hortense anual ou bienal, é utilizada na  alimentação humana desde cerca de 500 A.C. Originária do Leste do Mediterrâneo, é mundialmente  cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras
 variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.                                                      
Utilização e Benefícios para a Saúde: 

O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96% do seu peso.

A Alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo. a cultura popular a alface apresenta alguns usos comuns. Possui propriedades calmantes quando feito chá de seus talos. Apresenta ainda funções de laxante (chá de folhas e talos); antialérgico (sumo); aliviante de angina de peito (chá dos talos amassados); tratamento de apoplexia (chá dos talos amassados); tratamento da artrite (sumos de folhas e talos, saladas) e redução da aterosclerose (chá dos talos).


Aplicações Culinárias:

A Alface é amplamente usada em saladas.



Cuidados de Cultivo da Alface
A alface prefere solo fresco, fofo, rico em material orgânico e com pH 6 a 6,8 (pouco ácido). A plantação deve ser irrigada com abundância e regularmente.
É uma planta que prefere climas amenos.

http://www.aromaticasvivas.com/pt/ervas-aromaticas-vivas/alface.aspx


Sem comentários:

Enviar um comentário